CENTRO EDUCACIONAL SANTA MARIA ROSA MOLAS

Colégio CEMAR

25 Anos de História

Bem-vindo, aqui você encontrará um pouco da nossa história e carísma.

IRMÃS DE NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO.

O Centro Educacional Santa Maria Rosa Molas, conhecido por Colégio CEMAR, pertence à Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Consolação.  A Congregação nasceu no ano de 1857, em Reus, na Espanha. Sua fundadora é Santa Maria Rosa Molas.

Maria Rosa Molas, mulher de fé e de uma grande esperança, forte em sua vivência do amor, escolheu o compromisso cristão de ser consolação para os mais débeis e necessitados de seu mundo concreto, e também do nosso, entre os quais figuravam as crianças e jovens privados de cultura e da fé.

Ao longo de seus anos como educadora, Maria Rosa Molas, deu provas de generosidade no serviço integrado ao ideal da formação cristã. Sua longa e estimulante experiência como educadora é uma lição de vida simples e transparente de dedicação ao amor e a compreensão do próximo, a proximidade e o testemunho de fé.

Seu esforço e sua constância foram colocados a serviço da promoção humano-cristã da pessoa. As escolas da Consolação devem a Maria Rosa Molas muito da vida que corre hoje em suas veias. “As crianças e jovens eram as pupilas de seus olhos.”

Maria Rosa sabe que somente o amor pode gerar confiança. As crianças e jovens que ela educou necessitarão experimentar o carinho para começar a dialogar e ter confiança nela, que não lhes faltou.Em sua jornada expressou o amor com palavras e gestos, com atitudes que prezavam pela aproximação. Esse amor, que sempre dedicou às crianças, foi autêntico, firme e evangélico. A maneira de Jesus, soube acolher, oferecer sua amizade e confiança; estimular, corrigir, entregando-se totalmente a formação de seus alunos e tendo muito os preceitos de Jesus tais como: “Quem acolher a uma criança em meu nome, a mim me acolhe” (Mc 9, 37).

Mulher apaixonada por Deus e pelo homem amava intimamente a seus alunos. Livre e leal, semeadora de esperança, sua grandeza se alimentou de simplicidade, verdade e amor. Segue em suas escolas a Pedagogia do Amor.

Dividimos a história da Congregação em quatro etapas definidas:

1. Período da fundação (1857-1876):

Curto no tempo, mas decisivo. Configura-se a identidade carismática da Congregação, que se estende por toda a diocese de Tortosa. São os anos da Mãe.

2. Expansão nacional(1876-1924):

A Congregação vive dentro da Espanha, além da Diocese de Tortosa, onde nasceu.

3. Expansão internacional(1924- 1973):

As Filhas de Maria Rosa chegam à Venezuela, Argentina, Brasil, Itália, Bélgica e Portugal.

3. Expansão Global(1973-presente):

O campo apostólico da Congregação é ampliado, chegando à Europa (Eslováquia), Ásia (Coreia do Sul, Filipinas e Mianmar), África (Burkina Faso, Moçambique, Togo e Costa do Marfim) e América (Chile, Equador, México, Bolívia e Peru). É a Consolação com raízes universais. Uma luz maior está entrando pelas janelas do Instituto. Luz que vem do Espírito de Jesus: “Sereis minhas testemunhas até os confins do mundo”. Testemunhas de Cristo, o Consolador.

A Consolação, que se concretizou de uma só vez por obra do Espírito, na mulher que foi Santa Maria Rosa Molas, é a Consolação que está e estará em constante evolução. Em projeto, em caminho, à procura de Deus e do homem necessitado da consolação: “Sereis minhas testemunhas até os confins do mundo”. Testemunhas de Cristo, o Consolador.

História do Colégio CEMAR

Em 1993 as Irmãs de Nossa Senhora da Consolação chegam em Ceilândia. Diante da realidade encontrada a Congregação concluiu que seria importante criar uma entidade que atendesse crianças e adolescentes oferecendo uma formação integral e com valores cristãos.

A construção do Colégio CEMAR, Centro Educacional Santa Maria Rosa Molas, iniciu-se em 15 de junho de 1998. Em janeiro de 2000 iniciou-se o ano letivo para os alunos do 6º ao 9º Ano. Em 2002 foi implantado o Ensino Fundamental I, 1º ao 5º Ano e em 2005  a implantação da Educação Infantil, Maternal I e II, Jardim I e Jardim II.

"O que era um sonho se tornou realidade."

FOTOS DA INAUGURAÇÃO E DO PRIMEIRO ANO LETIVO DO CEMAR